Uma Herança Eterna

Você herdou uma fortuna! Sim, estou me referindo a você! Se você pertence a Cristo, de fato herdou uma grande riqueza. Vejamos o que a Bíblia tem a dizer sobre sua herança.

Ela é nossa: Efésios 1:11 nos diz que nós a obtivemos. “Em quem (Cristo) também recebemos herança, sendo predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade.” Certamente devemos ser herdeiros, portanto, essa herança é nossa.

Ela é nossa em Cristo: Essa herança é nossa por meio do Senhor Jesus, e somente por meio Dele. “Se filhos, logo herdeiros; herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” (Rm 8:17). É Nele que obtivemos a herança.

Assim como Ele é, nós também somos: Deus designou Cristo como herdeiro de todas as coisas. “Seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, por quem também fez o mundo” (Hb 1:2). Cada crente é co-herdeiro com Ele; portanto, co-herdeiro de todas as coisas. Você consegue entender isso? É maravilhoso!

É eterno: Um testamento, para se tornar efetivo, deve ser mantido até a morte do testador. Por meio da morte de Cristo, recebemos a promessa de uma herança eterna. Isso é perfeitamente verdadeiro à luz de passagens como Hebreus 9:15. “E por isso ele é o mediador do novo testamento, para que, por meio da morte, para redenção das transgressões que estavam sob o primeiro testamento, os que são chamados recebam a promessa da herança eterna.”

Já temos o pagamento da entrada: O penhor dessa herança é o Espírito Santo. O apóstolo Paulo deixa isso bem claro. “Em quem também vós confiastes, depois que ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação; em quem também, depois que crestes, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, que é o penhor da nossa herança, até à redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória” (Ef 1:13-14).

O apóstolo Pedro faz uma descrição detalhada da herança do cristão: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1Pe 1:3-5).

Você realmente aprecia essa herança que é realmente sua? Vamos observar algumas de suas características.

Ela é incorruptível: Tudo na Terra foi contaminado. Até mesmo os céus são impuros à Sua vista. O pecado manchou tudo; mas a herança que temos no Senhor Jesus e por meio dele é incorruptível e imaculada. Ela é incorruptível em sua qualidade e imaculada em sua pureza.

Ela nunca se desvanecerá: Como dito anteriormente, é uma herança eterna. Todo o esplendor das nações e dos indivíduos proeminentes se desvanecerá, mas não a glória dessa herança; ela permanece para sempre.

Você tem uma reserva na glória: Essa herança está reservada para você. Não há necessidade de se preocupar com a possibilidade de sua porção desaparecer antes de você chegar. Isso já aconteceu muitas vezes na Terra. O dinheiro parece criar asas e voar para longe.

Você está sendo guardado para receber a herança: Não apenas ela está sendo reservada para você, mas, maravilha das maravilhas, você está sendo reservado e guardado pelo poder de Deus para ela. Não é possível que haja um aborto espontâneo nesse arranjo.

Como você pode desfrutar disso agora? Suponha que você tenha herdado um grande palácio, uma propriedade e um título na Grã-Bretanha. Você se encaixaria nessa circunstância; desfrutaria tanto da circunstância quanto do legado? A maioria de nós se sentiria fora de seu elemento. Para nossa herança eterna, fomos feitos adequados; “…graças ao Pai, que nos fez idôneos para sermos participantes da herança dos santos na luz” (Cl 1:12). Que maravilha! Não apenas temos essa herança eterna em Cristo; não apenas ela está reservada para nós e nós fomos preservados para ela, mas também fomos preparados para desfrutá-la. Que graça! Nós, que éramos alienados e inimigos, que estávamos sob o poder das trevas, agora nos tornamos aptos (adequados) para sermos participantes conjuntos dessa herança divina. “Vós, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas obras más, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a morte, para vos apresentar santos, inculpáveis e irrepreensíveis perante ele” (Cl 1:21-22).

Somos como a velha senhora de cor que, quando lhe perguntaram se ela se sentiria deslocada na glória e na pureza do Céu, respondeu: “Ah, não, estarei toda vestida de Jesus”.

Agora uma pergunta: O que exatamente é essa herança? O que está incluído nela? Essas perguntas são feitas para provocar a reflexão. Tente fazer uma pequena pesquisa por si mesmo. 1 Coríntios nos diz: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para aqueles que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito”. Confie nessa iluminação espiritual e, por meio dela, busque essas riquezas em Cristo. Se você descobrir o que está incluído nessa herança, por que não escrever para o editor do Food for the Flock e compartilhar sua descoberta com todos nós? Você pode se surpreender com o que encontrará se realmente cavar em busca de um tesouro escondido.

John Funk, janeiro de 1963, “Alimento Para o Rebanho”