Uma Exortação Animadora

Um dos grandes capítulos da Bíblia é exatamente este – 1 Cor 15:58 – não por causa do seu comprimento (apesar de ser o capítulo mais comprido nas epístolas do novo Testamento), mas por causa do seu conteúdo. Tem sido descrito como “O capítulo da Ressurreição”. Os temas principais são a ressurreição de Cristo, a ressurreição dos crentes que morrem e o arrebatamento dos crentes que estarão vivos na Segunda Vinda de Cristo. Baseado na exposição doutrinária destes assuntos importantes termina com um versículo maravilhoso (58) de exortação prática e animadora para os leitores. Pode ser útil estudar este texto maravilhoso fazendo três perguntas:

QUEM SÃO OS EXORTADOS?

“Meus amados”. Os crentes em Corinto eram amados por Paulo, apesar de todos os problemas que lhe causaram, evidenciados pelas desordens que ele precisava corrigir nesta epístola. Também é verdade do nosso Senhor que nos ama, apesar das nossas fraquezas e falhas. Aquele mesmo amor deveria caracterizar cada um de nós no nosso relacionamento com outros crentes que possam nos desapontar, desanimar e nos entristecer pelas suas atitudes e maneira de viver.

“Irmãos”. Esta é uma das mais frequentes descrições dos crentes no Novo Testamento. O termo inclui irmãs e descreve todos os que são da família de Deus – os Seus filhos – aparentados como irmãos e irmãs.

POR QUE AS EXORTAÇÕES SÃO DADAS?

Há duas razões principais por que as exortações foram dadas, indicadas pelas palavras no começo e no fim do versículo. A palavra “portanto” que começa este versículo liga-o a todos os 57 versículos precedentes. Três fatos específicos que deveriam afetar as nossas vidas são:

  1. A Ressurreição de Cristo, nosso Senhor, que está à direita de Deus no céu, e que vive nos corações de todo o Seu povo. Servimos um Salvador vivo que nos capacita a ser firmes na nossa devoção a Ele.
  2. A perspectiva perante nós: “seremos transformados” (51). A antecipação do futuro glorioso de cada crente desafiaria as nossas vidas e conduzir-nos-ia a “abundar na obra do Senhor” até Ele nos levar para o lar celestial.
  3. A vitória de Cristo, no qual compartilhamos, como indicado nos verso 54 a 57; “Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Ingressamos no fruto da Sua vitória. Uma segunda razão para estas exortações a nós é indicada pelas palavras “sabendo que” no fim do versículo, que quer dizer “pois” (NVI): nós “sabemos que o nosso trabalho não é vão no Senhor”. Certamente Ele galardoará os Seus servos, ou aqui ou futuramente – ou ambos. Uma das Suas últimas mensagens aos Seus na Sua palavra é: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” (Ap 22:12).

O QUE SOMOS EXORTADOS E ENCORAJADOS A FAZER?

Há somente três curtos, mas importantes desafios que vêm a cada crente perante as grandes verdades deste “Capítulo da Ressurreição”. “Sede firmes”: Mantenham-se firmes (NVI). Os coríntios, como alguns dos efésios, foram “levados em roda por todo o vento de doutrina” (Ef.4:14). Paulo os animava: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos” (1 Cor16:13). Escrevendo aos efésios (6:10-18), ele comparava a vida cristã a uma batalha “contra as astutas ciladas do diabo” e “contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais”, e ele prefaciou as suas instruções acerca da armadura que precisavam, com estas palavras:

“Fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo… para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes” (Ef 6:10-14).

Os nossos inimigos são poderosos e somos incapazes de resistir-lhes, mas o nosso Senhor é todo-poderoso e onipotente. Vede as hostes temerárias, cheias de furor; Oh! Unidos combatamos sempre, sem temor! ai firmes no Senhor (1 Ts 3:8) “Estai… inabalável”. Permaneça fiel ao Senhor e ao Seu povo, e à “fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3). “Inabalável” não é parado! O crente em Cristo tem responsabilidade, pela graça de Deus e o poder do Espírito, para ir adiante, e não para trás. Parece que, ao redor de nós, muitos estão caindo, deixando a fé, as verdades e princípios da Palavra de Deus. Como precisamos continuar firmes! “Sempre abundantes na obra do Senhor” . Empenhe-se – não somente no nosso serviço para o Senhor, mas “no serviço do Senhor”. É o serviço d’Ele que Ele tem dado para nós fazermos. “Sempre entusiasmados na obra do Senhor” . “Trabalhe sem limite, desde que saiba que no Senhor o seu serviço não pode ser perdido”. A tarefa entregue a nós é imensa – mas é o serviço do Senhor, e Ele executará a Sua obra através de nós e trará glória ao Seu Nome e bênçãos a nós.

“Vamos nós trabalhar, ajudados por Deus,

Que coroa real nos dará lá nos céus,

A mansão dos fiéis sempre nossa será,

Pois Jesus salvação pela graça nos dá!”

Hinos & Cânticos 291

James Naismith – Revista “Counsel Magazine” – Traduzido por Jaime Crawford.

Leitura e Impressão