Tu És Fiel, Senhor

Título de um famoso hino cristão. Foi escrito por um pregador que depois tornou-se repórter, Thomas Obediah Chisholm, Nova Jersey; e a música foi composta por William Marion Runyan. A história começou em 1941. Dois homens estavam revendo a lista dos membros dos “Gideões Internacionais”, quando viram, de repente, um nome que lhes era familiar.

Descobriram que era o nome do Sr. Chisholm e com a seguinte anotação ao lado: “Cancelado por falta de pagamento”. Eles se lembraram de que o Sr. Chisholm era o autor de um hino que muito impressionou o missionário John Stam, que fora martirizado. Este mesmo hino fora o tema da vida de Stam durante os seus estudos no “Instituto Bíblico Moody”, quando se preparava para o serviço missionário e que, finalmente, levou-o a entregar a sua vida, juntamente com a da sua querida esposa, a fim de que outros pudessem ter vida.

Os dois homens ficaram sensibilizados com o achado. Pensaram que eles mesmos é que deviam pagar a dívida ao Sr. Chisholm. Ao mesmo tempo em que o Senhor estava tocando também no coração de um homem de negócios, na cidade de Nova Iorque, o qual não podia dormir porque lhe passava pela mente o pensamento de que o Sr. Chisholm, a quem ele não conhecia pessoalmente, mas apenas através dos hinos sacros que escreveu, estava em grande aperto financeiro. Mas, como poderia fazer chegar a ele qualquer importância em dinheiro? Não sabia nem onde morava!

“Estou certo de que o procurador Jacob Stam sabe do seu endereço”, pensou ele. “Pedirei a ele para levar este dinheiro ao Sr. Chisholm”. Assim fez, mas a história não termina aqui. Pela primeira vez em sua vida a família Chisholm estava enfrentando uma necessidade desesperadora que, do ponto de vista humano, jamais poderia ser solucionada. Naquela noite, quase como simples crianças, eles levaram aquele problema à presença do Pai Celestial, não sabendo, contudo, que o Senhor já havia respondido. Na manhã seguinte o correio trouxe ao casal Chisholm uma única carta, era do Sr. Jacob Stam, e dentro se encontrava a importância de que necessitavam, enviada pelo homem de negócios de Nova Iorque, que jamais conheceram!

Alguém poderia dizer que foi uma coincidência. Mas devemos dizer como disse o Sr. Chisholm: “Foi a fidelidade de Deus!” Pois, numa carta escrita em 1949, ele disse: “Estou próximo dos meus oitenta e três anos de idade, mas a força do alto tem sido sempre suprida, juntamente com o cumprimento da Sua promessa: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades” (Filipenses 4.19). Não somente o suprimento das necessidades, mas as ocasiões desse suprimento, têm assinalado os marcos do Seu cuidado providencial, cada dia, cada momento”.

Tu És Fiel, Senhor

Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste:

Pleno poder aos teus filhos darás.

Nunca mudaste: tu nunca faltaste:

Tal como eras, tu sempre serás.

Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor!

Dia após dia, com bênçãos sem fim,

Tua mercê me sustenta e me guarda.

Tu és fiel, Senhor, fiel a mim.

Flores e frutos, montanhas e mares,

Sol, Lua, estrelas no céu a brilhar:

Tudo criaste na terra e nos ares.

Todo o Universo vem pois te louvar!

Pleno perdão tu dás: paz, segurança:

Cada momento me guias, Senhor.

E, no porvir, oh! que doce esperança:

Desfrutarei do teu rico favor!

Letra: Thomas Obediah Chisholm

Música: William Marion Runyan