Há certas decisões na vida cristã que devem ser tomadas com muita firmeza e oração. O Salmista do Antigo Concerto, ao contemplar a prosperidade material dos ímpios e a facilidade com que eles gozam os prazeres terrenos, chegou a ser levado pelo pensamento de que estaria se esforçando debalde para manter a sua santidade. Chegou mesmo a ficar perturbado, procurando, por si mesmo, compreender a razão de tudo isso. Até que, entrando no santuário do Senhor, pôde entender o fim deles! “Todavia estou de contínuo contigo; Tu me seguraste pela minha mão direita!”.
Eis como ele se expressou na exclamação do versículo acima:
“Quem tenho eu no céu senão a Ti? E na terra não há que eu deseje além de Ti”.
Essa foi, também, a decisão tomada por um servo de Deus, depois de muita luta por longos anos. Trata-se do Sr. Watchman Nee, largamente conhecido no meio cristão. Certa vez, quando ainda moço, Nee estava lendo as Escrituras e, quando chegou àquele versículo, essas palavras tocaram profundamente o seu coração porque, justamente ele, não podia dizer o mesmo. Ele se enamorara de uma moça descrente de nome Charity Chang. Ele a conhecera na infância e encontravam-se frequentemente, os pais de ambos eram bons amigos entre si. Nee amava-a profundamente. Quando se converteu a Deus e foi salvo por Cristo, ele desejou profundamente que sua amada fosse também salva. Envidou todos os esforços no sentido de persuadi-Ia a também confiar no Senhor Jesus, mas de uma maneira estranha, a jovem podia ouví-Io falar sobre qualquer outra coisa, menos sobre Jesus. Toda vez que ele falava a ela do Senhor, a resposta que recebia não passava de um simples sorriso!
O que o Sr. Nee conta, depois, é algo dramático: ‘”Eu sentia que meu coração estava tão apaixonado por ela que havia uma luta entre meu Senhor e eu. Eu não podia abandoná-Ia. Ela era importante demais para mim”. E, quando o Senhor lhe falava ao coração, ele chegou a dizer: ‘”Senhor, por favor, não trate desse assunto comigo”. Chegou a sugerir a Deus que lhe deixasse ir pregar o Evangelho em outras partes e fazer outras coisas para servi-Lo, contanto que não tocasse mais no seu amor nem mencionasse mais o problema de abandonar a sua amada. Mas o Senhor queria uma decisão mais firme de sua parte; queria que ele a renunciasse e O servisse em primeiro lugar. Por causa desta luta, Nee perdeu o interesse pelos estudos e quase não podia mais orar! Contudo, buscava, ainda, ao Senhor e a plenitude do Seu Espírito, mas não ousava exclamar como o salmista:
“Na terra não há quem eu deseje além de Ti”!
Certo dia, devido à obra do Espírito Santo nele; o Sr. Nee teve que se render ao amor de Cristo, pois é um amor tão forte que ultrapassa a todo e qualquer amor humano. Finalmente confessou diante do Senhor, dizendo: “Senhor, agora estou pronto a renunciá-Ia”. Depois de dizer adeus ao seu amor terreno, ele foi movido pelo amor de Cristo e escreveu um lindo hino, com dez estrofes, intitulado: “Quem pode calcular?”, cuja primeira estrofe diz assim:
“Quem pode calcular
De Deus tão grande amor?
Pois Sua graça transbordou
Em mim, um pecador”
A sexta estrofe diz assim:
“Senhor da graça és Tu,
Consolo tenho em Ti,
Não tenho outro que me apraz!
No Céu além, e aqui”.
Ele relembra a ocasião em que escreveu este hino, dizendo: ‘”Naquele dia tirei meu casaco bonito, vesti um bem simples. Fui para a cozinha e preparei um pouco de cola, depois saí pelas ruas com alguns folhetos evangélicos e colei-os, um por um, nas paredes e distribuí também às pessoas que passavam”. Eis o resultado de uma forte e firme decisão ao Iado de Cristo!
Mas a história não finda aqui. Como Abraão, do passado, quando Watchman Nee ofereceu o seu Isaque sobre o altar, o Senhor, graciosamente, o devolveu! Alguns anos mais tarde, a Srta. Chang se converteu e foi salva; e se tomou a esposa do Sr. Nee! Quando renunciamos às coisas do mundo e colocamos o Senhor em primeiro lugar, o Senhor nos dá “todas as demais coisas”.
Somente a Ti
“Quem tenho, ó Deus,
no céu aí, Senão a Ti, somente a Ti?
E mais ninguém adoro aqui
Além de Ti, somente a Ti!”
“A Rocha deste coração
E Tu, Senhor, e meu quinhão.
Com Teu olhar guiar-me-ás
E em glória me receberás”.
Letra: Watchman Nee (1903-1972) – Adaptação de Salmos 73.24-26