Oh! Dia Feliz

Hino magnífico é este, de satisfação e louvor, escrito no século XVIII, por um consagrado ministro do Evangelho. Seu autor, Felipe Doddrige (1702-1752), tinha apenas dezenove anos de idade quando entrou para o ministério, no qual serviu cerca de trinta anos. Era uma pessoa de grandes experiências cristãs, ricas em profundidade, alegria e paz, e de experiências preciosas nas coisas de Deus.

Tinha o costume, sempre que terminava de preparar um sermão, e enquanto ainda tinha claro em sua mente o sentimento do mesmo, escrever um hino apropriado para o assunto, para ser cantado imediatamente após a pregação. Este é um deles, baseado em II Crônicas 15:15: “E todo Judá se alegrou deste juramento”.

Este hino foi encontrado numa coleção de hinos publicada em 1755, quatro anos depois da morte do autor, e é considerado como um dos melhores hinos, escritos para uma série de conferências. Ele tem a grande honra de ter sido escolhido pelo Príncipe Alberto, consorte da rainha Vitória da Inglaterra, para sempre ser cantado por ocasião da confirmação dos membros da família real inglesa.

O que é de admirar é que Felipe Doddrige, tão ativo e consagrado ao serviço do Senhor, durante os longos trinta anos, foi doentio fisicamente desde o seu nascimento. Mesmo com um corpo extremamente débil, muito conseguiu realizar durante os seus anos de vida. Depois de muita resistência, seu corpo foi vencido pela tuberculose. Num esforço para salvá-lo, seus amigos angariaram fundos e o enviaram a Lisboa, Portugal, a um lugar de clima saudável, com a finalidade de recuperá-lo. Todavia, pouco depois de lá chegar, faleceu, aos 26 de outubro de 1751, aos cinquenta anos de idade. Foi sepultado no mesmo cemitério onde está sepultado o filhinho do conhecido e saudoso irmão Sr. George Howes, o cemitério Protestante Inglês em Lisboa, Portugal.

A música do hino em foco foi adotada de um trabalho feito pelo Dr. E. F. Rimbault, famoso compositor, nascido em Soho, Londres, a 13 de junho de 1816 e falecido no mesmo lugar, em 26 de setembro de 1876. A letra em português, é de autoria do Sr. Ricardo Holden (1828-1886).

Oh! Dia Feliz

Feliz o dia em que aceitei

Do meu Senhor a salvação.

A grande paz que eu alcancei

Jamais deixou meu coração.

Que prazer eu senti

No dia em que me converti!

Seguro estou no Salvador,

E tenho paz em Seu amor.

Sou Feliz, tão feliz,

Pois em Jesus me satisfiz!

Exulta, pois, meu coração,

Em meu Jesus, supremo Deus,

Porque te deu a redenção,

Trazendo a ti perdão dos Céus.

O voto que eu então tomei,

Minh’alma, sim, o cumprirá.

E sem cessar eu renderei

Louvor que a Deus exaltará.

Letra: Felipe Doddridge – Nasceu no dia 26 de junho de 1702 em Londres, Inglaterra. Faleceu no dia 26 de outubro de 1751 em Lisboa, Portugal. Repousa no cemitério protestante inglês em Lisboa, Portugal.

Música: Edward Francis Rimbault – Nasceu no dia 13 de junho de 1816 em Londres, Inglaterra. Faleceu no dia 26 de setembro de 1876 em Londres, Inglaterra.