Oh! Deus de Amor
Isaac Watts, autor deste hino, é algumas vezes chamado “Pai da Hinódia Inglesa” porque foi um dos primeiros a dar impulso ao canto dos hinos antigos. Escreveu cerca de seiscentos hinos e paráfrases dos salmos. O “Church Hymnl” contém trinta e um hinos de Watts, e “Cantai ao Senhor” apenas oito. Seus hinos são de linguagem escriturística, dignificantes e majestosos no pensamento, reverentes e cheios de adoração na expressão. “Teu é o Poder” é uma imitação do Salmo 100. As primeiras duas linhas são uma alteração de Jonh Wesley.
Frases tais como: “santa alegria”; “aglomerar-nos-emos em seus portões com hinos de agradecimentos”; “vasto como a Eternidade é Seu Amor” e outras (são do original em inglês) são belas expressões de reverente louvor. Este hino expressa a segurança do reino de Deus.
A Melodia “Duke Street” apareceu primeiro anonimamente no Select Collection of Psalm and Hymn Tunes, 1793″ (coleção seleta de Melodias de Salmos e hinos, 1973), de Henry Bord. Tem sido conhecida pelo nome de “Addison’s 19 th Psalm”, e tem sido atribuída ao compositor Jonh Hatton, que residiu na Rua Duke no distrito de St. Helens, na cidade de Windle; daí os títulos para o hino. “Duke Street”, em muitos aspectos, é um hino ideal, pois tem dignidade, beleza melódica, um bom arranjo para canto congregacional uníssono, harmonia forte, e concordância com as palavras. Não há andamento em que soe melhor. Pode ser cantando lentamente ou moderadamente mais rápido com bom efeito. Não deveria ser cantado rápido demais.
“Este é um grande hino de louvor, e deveria ser cantado pelo menos uma vez por ano” – Isaac Watts (1674-1748).
Oh! Deus de Amor
Oh! Deus de amor, vimos nós Te adorar.
Vós, ó nações, rendei louvor!
És Tu, Senhor, o poderoso Vencedor;
És Criador e Rei sem-par.
Por Teu poder nos criaste, Senhor,
Deste-nos vida e perfeição;
E ao desviar-nos de Teu plano de amor,
Veio, em Jesus, a salvação.
Teu é o poder e o louvor, nosso Deus
Teu, nosso amor, fervor também
Qual rocha firme a verdade ficará,
Deus eternal, Senhor. Amém.
Letra: Isaac Watts – Nasceu no dia 17 de julho de 1674 em Southampton, Inglaterra. Faleceu no dia 25 de novembro de 1748 em Stoke Newington, Inglaterra. Descansa no cemitério Bunhill Fields em Londres, Inglaterra
Música: John Hatton – Nasceu em 1710 em Warrington, Inglaterra. Faleceu em dezembro de 1793 em St. Helens, Windle, Lancaster, Inglaterra.