Uma, dentre tantas indagações que o homem pode trazer à mente, diz respeito à razão de existirmos. E talvez, dentre as tantas respostas que podemos encontrar nas Escrituras, uma que podemos apresentar, seja esta: para que (…) desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, os quais somos nós, a quem também chamou (…) (Rm 9:23-24).
Todo ser humano (criatura) possivelmente, em algum momento de sua vida, ouviu dizer que tem uma necessidade imperiosa a ser alcançada enquanto vive. Sabemos que todos caminhamos para a morte, pois é uma tendência “natural” de todo ser humano (Hb 9:27), porém, não sabemos se alcançaremos a velhice, a meia-idade ou se morreremos de forma precoce.
Felizmente, à luz das Escrituras, temos a oportunidade de saber que esta incerteza natural de todo ser humano (Hb 2:15), que está incutido em seu coração e mente, faz parte dos “Planos de Deus” para alcançar a todos quantos desejem perpetuar eternamente sua existência “em vida” (II Ts 3:2). Nos próximos parágrafos desejamos expor partes (versículos) do conteúdo das Escrituras que revelam o desejo de Deus para cada um de nós.
Deus nos criou perfeitos (Gn 1:31), mas o homem fazendo uso do livre arbítrio escolheu o caminho errado para seguir. Assim, Deus estabeleceu algo em relação ao homem: resgatá-lo do sua condição de “distanciado” buscando aproximá-lo a Si através da Pessoa de Seu Filho Unigênito, a quem confiou a Obra da Redenção do homem.
Se por um lado o homem manchou algo que fora criado perfeito, Um outro homem (o último Adão) (I Cor 15:45) prontificou-Se a vir estabelecer a ordem das coisas neste mundo de pecado. Você é alguém a quem Deus chama pelo nome, pois viestes à existência por vontade d´Ele (Sl 139). Cabe a você tomar conhecimento das muitas razões deste chamado. Deus tem um plano para a sua vida!
O Homem Foi Criado Para a Glória de Deus
Considere que uma das coisa mais importantes das quais você deve tomar conhecimento, é o fato de Deus traçou um “Plano de Salvação” para o homem perdido. Abaixo listamos diversas porções das Escrituras que justificam esta atitude da parte de Deus para com o homem, e o seu urgente cumprimento na vida de todo aquele que deseje ouvir a Sua voz.
1. A Bíblia apresenta a única verdade
- “Toda a Escritura Divinamente Inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, e para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (II Tm 3:16-17).
- “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (II Pe 3:21).
- “Nem um jota nem um til se omitirá sem que todas as coisas sejam cumpridas” (Mt 5:18).
- “O céu e a terra passarão, mas as Minhas Palavras (de Jesus) não hão-de passar” (M 24:35).
- “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante de Deus, antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos d’Aquele com Quem temos que tratar” (Hb 4:12-13).
2. O aviso de Deus
- “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8).
- “Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro Evangelho além do que vos tenho anunciado, seja maldito, porque este Evangelho não é segundo homem, mas segundo a Revelação de Jesus Cristo” (Gl 1:11-12)
3. Qual a posição do Homem perante Deus?
- “Todos pecaram, e estão destituídos da glória de Deus. Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer”. (Rm 3:10,23).
- “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, Eu provo os pensamentos” (Jr 17:9-10).
- “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”. (I Jo 1:8).
- “O salário do pecado é a morte” (Rm 6:23a)
4. O juízo é certo e inevitável
- “Assim como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disto o Juízo” (Hb 9:27).
- “Quem n’Ele crê, não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no Nome do Unigénito Filho de Deus. E a condenação é esta: A Luz (Jesus) veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a Luz, porque as suas obras (dos homens) eram más” (Jo 3:18-19).
5. Como se obtém a salvação?
Não é pela moralidade
- “Há um caminho que ao Homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Pv 14:12)
Não vem pelas obras – aquilo que se faça.
- “Porque pela GRAÇA sois salvos, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie ” (Ef 2:8,9).
- “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua Misericórdia nos salva pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo… para que sendo justificados por Sua Graça sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da Vida Eterna”. (Tt 3:5,7)
Não é pelo prestígio ou fama
- “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma?” (Mt 16:26)
Também não é pela obediência à Lei ou aos Mandamentos
- “Porque todo aquele que guardar toda a lei e tropeçar em UM só ponto, tornou-se culpado de todos” (Tg 2:10).
- “Sabendo que o Homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela FÉ em Jesus Cristo, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”. (Gl 2:16).
- “Mas Agora se manifestou sem lei a Justiça de Deus, sendo justificados gratuitamente por Sua Graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. (Rm 3:24,28)
Sabe qual é o único mandamento para a Salvação?
- “O Seu Mandamento é este: Que creiamos no Nome do Unigénito Filho de Deus” (I Jo 3:23)
6. O Senhor Jesus é o Único que pode salvar
- “Porque há Um só Deus, e Um só Mediador entre Deus e os Homens: JESUS CRISTO Homem, O Qual se deu a Si Mesmo em preço de redenção por todos” (II Tm 2:5-6).
- “E em nenhum Outro há salvação, porque também nenhum outro Nome há dado entre os homens pelo Qual devamos ser salvos”. (At 4:12).
- “Disse Jesus: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim”. (Jo 14:6).
- “Esta é uma Palavra Fiel e digna de toda a aceitação: Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”. (I Tm 1:15).
7. Quero ser salvo; o que devo fazer?
- “Que é necessário que eu faça para me salvar ? – Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo. (At 16:30-31).
- “Ora, sem Fé, é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que galardoador dos que O buscam” (Hb 11:6).
- “Se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. (I Jo 1:8-9).
- “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo, visto que com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo” (Rm 10:9-10, 13).
8. A salvação de Deus é eterna
- “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a Minha Palavra, e crê n’Aquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5:24).
- “Eu dou-lhes a Vida Eterna, e jamais perecerão, e ninguém os arrebatará da Minha Mão” (Jo 10:28).
- “O que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora”. (Jo 6:37)
9. As consequências se rejeitar
- “Aquele que não crê no Filho, não verá a vida, mas a Ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 3:36).
- “Aquele que não nascer de novo – não da carne, mas do Espírito – não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3:3).
- “Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lc 13:3)
- “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo” (Hb 10:31)
- “Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt 10:28).
10. Outras citações da Escrituras
- “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito para que todo aquele que n’Ele crê não se perca, mas tenha a Vida Eterna”. (Jo 3:16).
- “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha Voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo”. (Ap 3:20).
- “Eis aqui agora o tempo aceitável. Eis aqui o dia da salvação”. (II Cor 6:2).
Uma palavra final
Como pode verificar, pelos trechos bíblicos transcritos, se orar sincera e humildemente a Jesus Cristo, arrependido dos seus pecados e crendo que Ele o(a) pode salvar agora, será salvo(a). Nada mais precisará de fazer. Não confie nas religiões, quaisquer que elas sejam; confie unicamente em Jesus Cristo e na Sua Palavra (a Bíblia).
Se desejar, pode orar da seguinte maneira (a sua oração deve prover de si próprio, com as suas palavras, sendo este um simples exemplo):
“Senhor Jesus, eu reconheço que sou um(a) pecador(a), mas estou arrependido(a) dos meus pecados, e peço-Te que me perdoes. Creio em Ti e agradeço por teres levado o meu castigo, morrendo na cruz em meu lugar. Desejo agora, sinceramente, receber-Te como Meu Salvador Pessoal. Dá-me a Tua salvação e o dom da Vida Eterna. Em Teu Nome, Senhor Jesus, Te peço e agradeço. Amem!”
Se fez esta oração (ou outra, com as suas palavras) com sinceridade, arrependido(a), está salvo(a). É Deus quem o garante:
- “A todos quantos O receberam – ao Senhor Jesus – deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome” (Jo 1:12)
Que Deus o(a) abençoe!
“Luz para a Vida” – Texto Adaptado – Todas as porções foram extraídas das Escrituras Sagradas (A Bíblia)