O Caminho Certo

Quantas religiões! Quantos caminhos! Quantos pregadores! No meio de tanta confusão, quem tem sido “despenseiro” da verdade? (I Cor 4:1-2). Não seria melhor deixar cada um “mergulhado na religião” em que foi criado, e que Deus fizesse o resto?! Essa tem sido a maneira de pensar de muitas pessoas e, se Deus não tivesse falado por meio de Jesus Cristo, tal solução seria pelo menos fácil e, por que não, razoável.

“Deus falou-nos pelo Filho” (Hb 1:1) e, nas Escrituras, podemos ler o que Ele falou. Além disso, há milhares que não acham satisfação espiritual na “religião em que foram criados”, nem julgam coisa impossível encontrarem, nesta vida, o caminho certo. Na verdade, Jesus falou-nos bem claramente. Ele disse, ao concluir o “Sermão do Monte”:

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mt 7:13).

Duas portas, a larga e a estreita; dois caminhos, o espaçoso e o apertado; dois destinos, a perdição e a vida. Nada no meio! Entramos por uma ou por outra porta, andamos em um ou em outro caminho, e nosso destino será a perdição ou a vida. Há uma, e somente uma porta que nos leva ao Único Caminho (não muitos) cujo fim é a Vida Eterna. Também há “os muitos” que não andam neste caminho, mas que ainda se acham no erro, no caminho espaçoso, mundano, popular, cujo fim é a perdição. Em qual caminho está o leitor? Já entraste pela porta? Sabes quando e como entraste?

Que “porta estreita” é esta? Jesus Cristo não nos deixa em dúvidas. Ele disse: “Eu sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á” (Jo 10:9). Analisando a concepção mais fatídica que rege o mundo, não é o batismo que assegura a salvação de uma alma. Milhares pensam que, por terem sido batizados, tornam-se cristãos, pertencentes à Deus. Por sua vez, batizam a seus filhos para pô-los em neste “terreno” que julgam ser o da salvação. Mas o batismo não pode salvar uma única alma, pois a Salvação é assegurada pela “Porta Estreita”. Jesus, na Sua própria Pessoa, é a Porta pela qual entramos no Caminho da Vida – “Se alguém entrar por mim salvar-se-á”. Esqueçam Pedro, Maria ou igreja. Jesus Cristo é a porta da Salvação!

E por quê? Qual a razão de se asseverar este fato? Simples: “Foi somente Jesus quem consumou a obra necessária para a nossa salvação”. Ele fez a expiação pelos nossos pecados. Diz a Palavra: “São os vossos pecados que fazem separação entre vós e o vosso Deus…” (Is 59:2). Mentiras, Maus pensamentos, impureza, ciúmes, vaidade, ambição, vícios e muitas outras coisas são a consequência do pecado que escraviza a nossa alma e, consequentemente, nos afasta de Deus (Jo 8:34). Jesus veio “para salvar os pecadores” (I Tm 1:15). Morrendo na cruz Ele “levou sobre si os nossos pecados” (I Pe 2:24); pagou a pena do nosso mal e, ressuscitado, vive para a nossa justificação diante de Deus.

Jesus tem poder não somente para perdoar os pecados, como também para “nos purificar de todo pecado” (I Jo 1:7). Somente Cristo, na virtude da Sua morte expiatória, pode fazê-lo. Não é uma questão de “lavar pecados” através do batismo!

Como podemos “entrar” pela Porta? Trata-se de uma decisão individual. Quando, arrependido do seu pecado, e querendo deixá-lo, o pecador recebe a Cristo como Senhor e Mestre, reconhecendo n’Ele o Filho de Deus que morreu por ele, e confiando naquela morte para sua eterna salvação, então ele entra pela “Porta Estreita” e começa a andar no Caminho Apertado, que é o da Vida Eterna. Diz Deus: “Quem tem o Filho tem a vida” (I Jo 5:12). Tal é o momento da nossa conversão, em que passamos da morte para a vida e nascemos novamente (Jo 3:3-16; 5:24). O poder é de Deus, a salvação é de graça, mas prende-se à vontade do indivíduo (Rm 10:9-10; Ef 2:8). “Entrai pela porta”.

Deus amou o mundo, e deu Seu Filho para Salvador. O Filho morreu pelos nossos pecados, e oferece a cada pecador a Vida Eterna pela fé no Seu Nome. E você, amigo, aceitará e entrará enquanto há tempo?! Ou ficarás de fora, andando no caminho comum para o destino terrível da perdição eterna?!

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o CAMINHO, e a VERDADE, e a VIDA; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo 14:6).

ENTRAI PELA PORTA ESTREITA!

Lírio dos Vales – “Ele apascenta o Seu rebanho entre os lírios.” (Ct 2:16)

Leitura e Impressão