Hoje Não Haverá Escola Dominical

“Hoje não haverá Escola Dominical”. Essa foi a placa que cumprimentou Debbie Richards, de seis anos, na tarde de 31 de dezembro. Como de costume, seu pai a deixara no Salão Comunitário, com a intenção de chamá-la de volta quando a sessão fosse concluída.

O salão público, no entanto, estava sendo decorado para uma festa de gala de Ano Novo, portanto a Escola Dominical foi cancelada naquele dia. A pequena Debbie decidiu ir para casa a pé, em vez de esperar no frio que seu pai voltasse ao final de uma hora.

Em um trecho solitário da estrada, a menina foi atacada por uma matilha de cães índios selvagens famintos de fome e despertados pelo cheiro do cão pastor de Richard nas roupas da menina.

O corpo mutilado e mutilado da criança foi encontrado algum tempo depois por um dos moradores do vilarejo, e um grupo foi formado às pressas para caçar e destruir a matilha de cães assassinos. Mas era tarde demais para salvar a vida da menina que havia sido rejeitada na porta de sua Escola Dominical.

Há uma tendência cada vez maior de fechar nossas Escolas Dominicais nos meses de verão, porque muitas crianças e professores saem de férias ou viajam nos fins de semana. Em breve, o assunto voltará a ser discutido em algumas reuniões de professores de Escola Dominical. As circunstâncias locais serão um fator que contribuirá para a decisão, e o autor deste artigo não está tentando estabelecer uma regra rígida e rápida.

No entanto, antes de planejar o fechamento de sua escola, deixe essa história pesar em sua mente. Uma vida jovem e preciosa foi perdida porque a Escola Dominical foi fechada para dar lugar a uma festa frívola. Isso poderia acontecer com as crianças de sua escola?

Não, há pouca probabilidade de um ataque de cães selvagens, mas o que dizer das feras figurativas às quais seus filhos estão expostos? Enquanto suas salas de aula estão ociosas, as forças do mal ainda estão ocupadas corrompendo as mentes jovens.

A maioria de seus alunos regulares vem domingo após domingo por hábito. Durante as férias, enquanto esse hábito está sendo quebrado, outro hábito está sendo formado pela criança. Quando chega o Dia de Reunião, algumas dessas crianças podem estar tão presas à nova influência controladora que não desejam mais ir à Escola Dominical.

O resultado não é apenas a perda de um aluno para a Escola Dominical, mas uma vida perdida para práticas malignas ou imorais. Sim, além disso, uma alma é perdida para a eternidade.

Que o professor da Escola Dominical reflita sobre esse pensamento antes de planejar descuidadamente uma excursão de fim de semana que deixará a classe sem um instrutor, ou com um substituto de última hora que não tenha contato com as crianças e que não tenha uma mensagem adequada para elas.

É claro que há contra-argumentos que podem ser levantados. Nossas crianças estão sob o som do Evangelho apenas uma hora por semana e, então, forçosamente, ficam expostas à influência do mal durante o restante da semana. Mas essa hora pode ser como um cabo para manter a criança em contato com o que é certo e evitar que ela se desvie para lugares de perigo ou risco. O amor e a devoção de um professor bondoso e piedoso também afetarão a criança de modo que um padrão de integridade e retidão seja fixado em sua mente jovem. Uma barreira protetora é erguida contra a maré crescente do mal.

Solte o cabo, remova a barreira, e a criança será privada de seu único contato com o Calvário. É permitido que ela se afaste com as correntes da corrupção. À medida que ele se agita para além de seu alcance, ele pode olhar para você com um olhar de reprovação e exclamar: “O refúgio falhou comigo; ninguém cuidou da minha alma!” Salmo 142:4.

É certo que estamos em uma época de estresse e tensão, em que as pessoas trabalham sob pressão durante cinquenta semanas por ano. Para a maioria das pessoas, as férias, com mudança de atividade e ambiente, são essenciais para manter a saúde física e mental.

Ao planejar essas férias, não se esqueça de tomar providências também para a sua classe da Escola Dominical. Escolha como substituto a melhor pessoa disponível para ser o instrutor de seus filhos durante sua ausência.

Lembre-se de que Davi, antes de ir visitar seus irmãos no vale de Elá, deixou suas ovelhas aos cuidados do guardião. Ele não as deixou vagando pelas colinas de Belém até seu retorno. Elas não estariam lá quando ele voltasse!

Nos casos em que os professores substitutos também são escassos, pode ser viável deixar que um professor fique com um grupo combinado formado por crianças de duas ou três classes de idades semelhantes. Isso é especialmente adequado quando a frequência no verão é reduzida consideravelmente por causa das famílias em férias ou em viagens de fim de semana, etc.

Em vez de fechar a escola completamente nos meses de verão, seria bom considerar, como alternativa, a possibilidade de ter uma escola aberta, na qual todas as crianças, ou todas as crianças de determinadas faixas etárias, são reunidas em uma sala, enquanto um palestrante interessante e talentoso fala para todo o grupo.

A sessão deve ser suficientemente atraente e animada para fazer com que os jovens sintam que vale a pena participar. Nunca deixe que eles tenham a impressão de que o programa é apenas um arranjo improvisado.

Os bolsistas devem ser incentivados a comparecer regularmente, mesmo durante os meses de verão. Na verdade, alguma forma especial de concurso ou prêmio pode ser usada como forma de reconhecer aqueles que se esforçam para comparecer durante o tempo quente.

Qualquer forma de reunião é melhor do que fechar as portas e deixar as crianças completamente expostas à influência irrestrita do mal.

Nos dias de Acabe, o povo de Israel era visto como “disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor” (2 Crônicas 18:16). Você gostaria que o Senhor olhasse do céu e dissesse isso sobre os pequeninos que Ele confiou aos seus cuidados?

O professor fiel da Escola Dominical procurará imitar o Bom Pastor, que cuida das ovelhas e está pronto para dar a vida por elas.

E. B. Sprunt — “Escritos dos Irmãos de Plymouth”