Eu Creio Nesta Promessa
Que grata e preciosa promessa! De todas as proferidas por Jesus, esta trás conforto aos seus filhos ao longo dos anos em quaisquer situações. Os discípulos estavam reunidos para os últimos acontecimentos, embora muitos desconheciam seus objetivos neste dia. Relata-nos Mateus que alguns o adoraram, mas outros, temerosos, duvidaram. Mas Jesus, podendo ler tais corações, não os censura, mas passa a fornecer-lhes as últimas instruções.
“Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara. E quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Jesus, aproximando-se, falou-lhes dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28:16-20).
É interessante observar as quatro vezes que Ele usa a palavra “todas”: “toda autoridade”, “todas as nações”, “todas as coisas” e “todos os dias”. Logo em seguida, relata-nos Lucas que enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado ao céu. Sem gritaria, sem lamentações, eles o adoraram e em seguida voltaram para Jerusalém com grande júbilo (Lc 24:51-52).
Não se desesperaram porque sabiam que não estavam sozinhos. Confiaram e tomaram posse das palavras ditas por Jesus; arregaçaram as mangas e partiram para um trabalho que foi altamente abençoado. A Sua promessa se estende até nossos dias sem sofrer qualquer alteração. Não pode existir versão nova, atualizada, adaptada aos tempos atuais como os programas de computadores. O que tem mudado, lamentavelmente, são as pessoas que perderam a visão dos efeitos positivos desta promessa. As palavras de Jesus, ao pé do monte de Betânia, são maravilhosas, mas para elas permanecem distantes sem qualquer aplicação.
Como está nossa visão? Esta promessa tem os mesmos efeitos como no primeiro dia de nossa conversão, ou ela foi perdendo sua beleza através dos anos? Nada de desânimo. Não espere chegar o ano novo. Comece desde já a tomar posse desta promessa como se estivesse ao pé de Jesus, bem pertinho dele no monte de Betânia. E ao vê-lo subindo aos céus saia transformado, com toda a autoridade que ele dá, certo de que Ele está com você todos os dias. Não deixe que as nuvens o encubram dos seus olhos, mas siga-o pela fé como nos ensina o escritor aos Hebreus: “Olhando para Jesus” (Hb 12:2), e tomando posse desta promessa.
Orlando Arraz Maz