“…onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18:20). Com muita frequência as pessoas me perguntam de que igreja sou. Este questionamento surge geralmente depois de ter oferecido um folheto da Palavra de Deus. Normalmente respondo que creio no Senhor Jesus Cristo. Que reconheço ser Ele meu Senhor e Salvador. Se o inquiridor ainda não ficou satisfeito, então ele apresenta mais uma pergunta: “Mas, de que denominação é?” Tal pessoa merece uma resposta mais ampla com base na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada.
É necessário retornar ao começo, pois quando o Senhor Jesus Cristo disse: “…edificarei a Minha igreja” (Mt 16:18), a confusão religiosa que nos cerca hoje não existia. Pelo contrário, as primeiras pessoas que ouviram o Evangelho e creram no Senhor Jesus Cristo tiveram o seu prazer de reunir simplesmente em nome do Senhor Jesus Cristo. Foi Ele mesmo que prometeu: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18:20).
Esta simplicidade espiritual manifesta uma apreciação da pessoa que atrai o ajuntamento do povo de Deus. Eles agregam ao Nome do Senhor. Eles o conhecem e o amam de verdade. Na Bíblia Sagrada, a palavra “igreja” significa um chamamento para fora. Jamais quer dizer um prédio ou um esquema de doutrina praticado. O Senhor Jesus está construindo a Sua igreja com pessoas.
- Pessoas que Ele salva pela Sua graça, “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8).
- Pessoas que Ele chama fora do curso deste mundo – 1 Pedro 2:9; Efésios 2:1-5, para pertencer a Ele – Isaías 43:1.
- Pessoas que Ele transforma por Seu grande poder – 2 Coríntios 5:17.
- Pessoas que Ele compra para Si por um preço altíssimo – 1 Coríntios 6:20.
A “igreja”, portanto, é preciosa para o Senhor pois Ele se deu por ela (Ef 5:25), e Ele zela por ela (Ef 5:26-27). Neste sentido a “igreja” é chamada o corpo de Cristo (I Cor 12:27; Ef 4:12), e é formada de todas as pessoas salvas desde o dia que começou a construção, registrada em Atos 2, até ao dia em que estará completa (I Pedro 2:5; Ef 2:20-22). Depois disso, Ele virá em pessoa para levá-la para estar com Ele para sempre (I Ts 4:13-18; Jo 14:3). Na Bíblia Sagrada o uso da palavra igreja está também no sentido local. Só existe estes dois sentidos isto é: o corpo de Cristo (explicado acima) e um ajuntamento ao Nome do Senhor Jesus Cristo de pessoas salvas numa localidade.
O corpo de Cristo é algo grande, uma unidade. As igrejas locais são encontradas ao redor do mundo. Cada pessoa que faz parte de uma igreja local faz parte também do corpo de Cristo. A única abnormalidade é quando a pessoa é falsa, não salva. Neste caso a pessoa, às vezes, engana e faz parte duma igreja local mas não faz parte do corpo de Cristo pois “O Senhor conhece os que são seus” (II Tm 2:19). A vontade do Senhor é ter uma coisa, um padrão em muitos lugares. O homem mudou a beleza desta simplicidade, deste padrão, revertendo a ordem, colocando muitas coisas (religiões, seitas, denominações) num lugar! As cartas do apóstolo Paulo foram dirigidas a igrejas que se reuniam em cidades: “À igreja de Deus que está em Corinto” (I Cor 1:2). Como também em Éfeso; Filipos; Colossos; Tessalônica. Uma das cartas é dirigida a uma igreja que se reunia em casa: “à igreja que está em tua casa” (Fm 1:2; Rm 16:5). Ou várias igrejas numa região: “às igrejas da Galácia” (Gl 1:2). Cada igreja é responsável por si perante o Senhor Jesus Cristo (Mt 18:15-17).
O Senhor Jesus foi elevado de volta à presenca do Pai (At 1:9-11). De lá Ele enviou cartas as igrejas locais como Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia. Estas cartas podem ser lidas em Apocalipse capítulos 2 e 3. O Senhor Jesus Cristo é a cabeça da igreja que é Seu corpo (Ef 1:22; 5:23). Portanto, Ele é também a cabeça de cada igreja local. Somente Ele pode dizer: “Minha igreja” (Mt 16:18). “Meus cordeiros, Minhas ovelhas” (Jo 21:15-17). Em Apocalipse capítulo 1, O Senhor Jesus está no meio das igrejas. Cada igreja local é representada por um castiçal de ouro (20). Cada igreja mantém um testemunho ao Seu nome. A palavra “Castiçal” leva o pensamento para aquilo que ilumina – um testemunho. Cada igreja é preciosa para Ele pois cada castiçal é “de ouro” – aquilo que tem valor. Para cuidar cada igreja local o Espírito Santo levanta irmãos (plural) entre os irmãos (At 20:17, 28; I Pe 5:1-4). Para o crescimento e amadurecimento das igrejas o Senhor deu dons espirituais (Ef 4:8-16). Para que haja um funcionamento caracterizado por harmonia, amor, ordem e decência em cada igreja local em todas as épocas (I Cor 14:33, 40). Deus deu a Sua Palavra: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Tm 3:16). “não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais” (I Cor 2:13).
Em contraste com uma organização humana, a igreja, que pertence ao Senhor (Mt 16:18); é um organismo pulsando e vibrando com vida espiritual (I Cor 12:12-27). É algo que causa grande prazer a Deus. Retornando ao padrão Bíblico de reunir, notamos em resumo que os irmãos se agregam simplesmente ao nome do Senhor Jesus Cristo (Mt 18:20). Eles estão ocupados com Ele em oração. Eles aprendem a Sua vontade pelo ensino da Sua Palavra. Eles lembram o Senhor no partir do pão. Eles encorajam uns aos outros pela comunhão. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2:42).
Fonte: Verbex – Verdades Bíblicas Expostas