Cristo Para Mim

Entre os inúmeros escritores de hinos evangélicos do século XIX, temos o Sr. Henrique Maxwell Wright nascido em Lisboa, portugal, no dia 7 e Dezembro de 1849, e que morreu no ano de 1931. Era filho de pais ingleses, os quais eram verdadeiramente cristãos. Dedicou-se, primeiramente, ao comércio, mudando­-se, depois para Londres a fim de cuidar de seus interesses profissionais. Ali converteu-se ao Senhor. Mais tarde, assistindo à campanha do evangelista Dwight Lyman Moody (1874-1875), e renunciou a sua atividade comercial para dedicar-se exclusivamente ao serviço do Evangelho.

Dedicou-se à evangelização na Inglaterra e Escócia durante três anos. Em 1887 regressou a Portugal. Ali trabalhou não só no Continente, mas também nas ilhas, como Madeira, São Miguel e Açores. Visitou o Brasil quatro vezes: uma em 1881, outra em 1890-1891, outra em 1893 e, por último, em 1914. Era pregador vibrante e convicto e possuía belíssima voz. Gostava imensamente de pregar o Evangelho ao ar livre. Na última viagem que fez ao Brasil, em 1890-1891, divulgou, com muito entusiasmo, este hino: “Cristo Pra Mim”.

Numa de suas pregações em praça pública, um bêbado começou a perturbar a reunião e ele, dirigindo-se ao ébrio, repreendeu-o, aquietou-o e aconselhou-o até ao ponto de levá­-lo a cantar com os olhos lacrimejantes: “Oh, que descanso em Jesus encontrei… Cristo pra mim! Cristo pra mim!”.

Conta-se que um missionário também ao penetrar no interior do norte da Índia para evangelizar uma tribo selvagem, viu-se, inesperadamente, cercado por nativos que, armados com arco e flechas, ameaçavam sua vida. Esperando a morte a qualquer instante, tomou seu violino e começou a tocar um hino: “Saudai o Nome de Jesus”. Eis que a música tocou de tal maneira os corações daqueles homens que pediram que continuasse tocando. Depois o levaram à sua vila, onde foi bem acolhido. Em pouco privilégio de ouvir diversos dos seus convertidos cantarem louvores ao seu Salvador!

Um irmão testemunhou a respeito do irmão Wright, dizendo o seguinte: “A minha amizade com Henry Maxwell Wright durou uns 20 anos, até ao fim de sua vida. O que mais aprecio lembrar dele é que durante todos os anos de nossa amizade, nunca cheguei a saber qual era a sua denominação. Ele nunca disse e eu nunca perguntei! Porém, por toda a parte os interesses de Deus eram os seus interesses e o povo de Deus, seus irmãos em Cristo”. A música deste hino é “CLEANSING FOR ME”, de Robert H. Booth.

Este irmão nasceu no 26 de Agosto de 1862, em Pen­zance, Corn­wall, Reino Unido (seu nome de nascimento é lembrado como Her­bert Hen­ry), e faleceu no 25 de Setembro de 1926, em Yonk­ers, Nova Iorque, EUA. Hoje descansa no cemitério Ken­si­co, em White Plains, Nova Iorque, EUA.

Cristo Para Mim

Oh, que descanso em Jesus encontre!

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Oh, que tesouros infindos achei!

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Queiram os outros o mundo pra si;

Queiram riquezas, delícias, aqui!

Eu buscarei, meu Jesus, sempre a Ti!

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Quer na aflição, na doença ou na dor,

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Quer na saúde, na força ou vigor,

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Sempre ao meu lado, pra me socorrer

Com Seu amor, sim, e com Seu poder,

Em cada transe Ele quer me valer,

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

No dia amargo da perseguição,

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Nas duras provas e na tentação,

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Ele o pecado e o mundo venceu,

Quando por mim no Calvário morreu,

E da vitória a certeza me deu;

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Quando no vale da morte eu entrar,

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Quando perante meu Deus me encontrar,

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Só no Teu sangue confio, Senhor!

Só no Teu sempre imutável amor.

Inda outra vez cantarei, Salvador;

Cristo pra mim! Cristo pra mim!

Letra: Henry Maxwell Wright (1849-1931)

Música: Robert H. Booth (1862-1926)