As Três Maiores Dádivas de Deus

Deus é o maior doador do universo! E, devido à grandeza de Seu coração amoroso, Ele oferece gratuitamente a maior de Suas dádivas à humanidade.

Qualquer esforço humano para merecer essas dádivas é tolice e apenas revela a indignidade do homem para recebê-las. Elas são gratuitas e devem ser aceitas como Suas dádivas de graça soberana.

Embora Deus tenha concedido muitos dons aos homens, todos bons e perfeitos (Tg 1:17), três de Seus maiores dons são de particular interesse nesta época do ano.

Seu Filho

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

Ninguém, a não ser o Pai, é capaz de revelar a grandeza do Filho de Deus, e isso Ele fez em Hebreus 1:1-6, onde nos apresenta sete das glórias celestiais de Cristo.

Ele é o futuro governante do universo — “o herdeiro designado de todas as coisas”. Ele deve ser um Potentado universal, com os céus e a Terra sob Seu governo. Esse é o propósito declarado do Pai: “congregar em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra, sim, nele” (Ef 1.10).

Ele é o Criador passado do universo — “por quem também fez os mundos”. O principal agente da Criação é Cristo, o Filho, “porque por ele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” (Cl 1:16).

Ele é o Filho eterno do Altíssimo, o próprio Deus — “sendo a refulgência de Sua glória e a expressão de Sua substância” (J. N. D.). Ele possui todos os atributos divinos da glória moral e do ser de Deus.

Ele é o Sustentador do universo — “sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder”. Ele mantém os poderosos universos unidos, pois “Ele é antes de tudo, e todas as coisas subsistem juntamente por Ele” (Cl 1:17). Cada átomo está sob Seu poderoso controle: “Nele, todas as coisas se mantêm unidas”.

Ele é o grande purgador de pecados — “Quando Ele, por Si mesmo, purificou os nossos pecados”. A grandeza do pecado no universo moral de Deus, somente Ele poderia eliminar para a infinita satisfação de um Deus santo, e foi o que Ele fez! “Mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas, apareceu para PÔR DE FORA o pecado, pelo sacrifício de si mesmo” (Hb 9:26). Quão grande é a dádiva de Deus com Seu Filho!

Ele é o Homem exaltado na glória do Céu — pois “assentou-se à direita da Majestade nas alturas”. O pináculo da glória universal é Sua porção agora mesmo! Os homens lhe deram uma coroa de espinhos e uma cruz! O Pai lhe deu uma coroa de glória e um trono! (Hb 2:9).

Ele é o Rei-Salvador vindouro — Ele deve e voltará à Terra, pois, “Quando outra vez trouxer ao mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem” (Hb 1:6).

Esse é o grande presente de Deus para o mundo, “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida ETERNA”. Grandes e eternas são as bênçãos para todos os que confiam Nele.

Aceite a dádiva e agradeça ao Doador! “Graças a Deus pelo Seu dom indescritível” (2Cor 9:15).

Seu Espírito

“O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5:5).

O maior ato de infâmia já perpetrado pela humanidade foi logo seguido por outra grande dádiva celestial, o Espírito Santo de Deus. Embora, de acordo com o raciocínio humano, a morte do Filho de Deus sem pecado na cruz pudesse ter sido seguida por uma súbita e eterna destruição do alto, o Deus de misericórdia e graça continuou a provar Seu grande amor à humanidade por meio do envio de Seu Espírito. 50 dias após a crucificação de Cristo, o Espírito de Deus desceu do Céu, cumprindo assim a promessa do Pai e do Filho (Jo 14:16, 17, 26; 16:7).

Deus, o Pai, o onipresente (Ef 4:6) está, quanto à Sua morada, no Céu (Mt 6:9). Deus, o Filho, da mesma forma, embora onipresente (Mt 18:20), está, no que diz respeito à Sua morada agora, assentado à direita de Deus (Hb 1:3; 10:12). MAS, o Espírito Santo, também onipresente, está, quanto à Sua morada, habitando agora aqui na Terra desde o dia de Pentecostes.

Duas revelações específicas sobre Sua atual morada no mundo são ensinadas no Novo Testamento. Em um aspecto corporativo, Ele habita em uma estrutura de pedras vivas (os crentes no Senhor Jesus Cristo), tornando-os a atual habitação de Deus (Ef 2:18-22; 4:13-16). Em um aspecto individual, Ele habita em cada filho de Deus (1Cor 6:19). Bendita condescendência de Deus ao enviar do alto Seu Espírito para habitar em Seu povo — a maior dádiva do alto agora sobre a Terra!

Sua Palavra

“Toda Escritura é inspirada por Deus” (2Tm 3:16). Um livro infalível das mãos de Deus! Uma biblioteca divina de 66 livros; no entanto, um volume escrito por cerca de 40 homens diferentes em um período de 1.600 anos. No entanto, ele tem uma perfeita continuidade de sequência histórica desde a criação em Gênesis até os novos céus e a nova terra em Apocalipse.

Esse livro sobrenatural revela a pessoa e a glória do Filho de Deus (2Cor 3:18). Seu propósito supremo é nos tornar sábios para a salvação, para que o filho de Deus seja completo (2Tm 3:14-17). Que dádiva gloriosa; que Doador majestoso!

Assim como os dois primeiros dons, esse também deve ser encontrado em nosso coração (Ef 3:17, Gl 4:6, Sl 119:11) e, da mesma forma, é oferecido por Deus “sem dinheiro e sem preço”.

É por meio de Sua Palavra que o pecador nasce de novo (1Pe 1:23). Somente se alimentando da Palavra é que o filho de Deus pode esperar crescer na vida cristã (1Pe 2:2). Além disso, o propósito e a obra de Cristo é santificar e purificar Sua Igreja por meio da lavagem da água pela Palavra. (Ef 5:26).

Aceite esses três grandes dons de Deus sem demora, se você ainda não o fez. Então, que a posse do Filho de Deus, do Espírito de Deus e da Palavra de Deus encha seu coração de alegria indescritível, tanto agora quanto ao longo da jornada da vida, para o louvor e a glória de nosso Deus e Salvador!

John Bramhall — “Alimento Para o Rebanho”, 1960.

Leitura e Impressão